Extratores de mandioca recebidos pela Emater beneficiarão mais de 600 agricultores familiares do nordeste goiano

Equipamentos serão distribuídos para Unidades Regional do Vale do Paranã e Planalto

Para fomentar a agricultura familiar em cidades do nordeste goiano, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu extratores de mandioca na última semana, que serão destinados a produtores rurais atendidos pelas 19 unidades locais da Regional Vale do Paranã e em Vila Boa e Cabeceiras, da UR Planalto.

Ao todo foram recebidos 39 equipamentos. Os extratores de mandioca foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Iso Moreira (in memoriam). A expectativa é atender cerca 600 produtores da região com as ferramentas.

“A cultura da mandioca é muito importante para a região nordeste do estado. Aqui, a maioria dos produtores cultivam essa raiz e a gente observou é que eles têm dificuldade para extrair a mandioca do solo manualmente. Os equipamentos agilizará e facilitará a extração sem demandar tanta força física dos agricultores”, destaca Damásio Kennedy, coordenador da Unidade Regional Vale do Paranã.

As unidades locais da Emater nas cidades de Flores de Goiás, Buritinópolis, Alvorada do Norte, Posse e Simolândia já receberam os extratores de mandioca. Os equipamentos ficarão à disposição dos agricultores familiares nas unidades locais, onde poderão ser retirados para uso quando precisarem por um determinado período de tempo.