Goiás registra saldo positivo na geração de empregos, com destaque para as vagas do agronegócio

No total, foram 4.334 novos postos de trabalho criados no Estado, no mês de junho | Imagem: Wenderson Araújo/CNA

O agronegócio contribuiu significativamente para o saldo positivo da geração de empregos em Goiás no mês de junho, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, na terça-feira, 28 de julho. O Estado registrou a geração de 4.334 novos empregos com carteira assinada, dos quais 1.933 são ligados a postos no setor agropecuário e 2.440 na indústria, sendo 2.213 só na indústria de transformação, em que o segmento de alimentos possui peso significativo.

O setor de construção civil também registrou crescimento no Estado, com a criação de 1.753 novas vagas em junho e o setor de serviços foi o único com resultado negativo de -2.101. Os saldos registrados são baseados na diferença entre trabalhadores admitidos e desligados. No  total, foram 34.850 contratações e  30.516 desligamentos no Estado, durante junho. No Brasil, houve retração na quantidade de vagas de trabalho, com o fechamento de 10.984 postos de trabalho formais, em junho.

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, as estatísticas em Goiás mostram que as diretrizes dadas pelo governador Ronaldo Caiado têm surtido efeito e melhorado a geração de empregos. “O governador fortaleceu o segmento agropecuário, que segurou a nossa geração de empregos e a renda desde o início da pandemia e que é base para boa parte da indústria da transformação, que já vem mostrando sinais de recuperação. São desafios que estão sendo superados graças aos esforços conjuntos entre governo e sociedade”, salienta. “O governador agora dá mais um passo e cria a Secretaria da Retomada, para direcionar esforços nesse impulso de superação. Com toda a certeza, o saldo será cada vez mais positivo para o benefício de todos os goianos.”

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)