Governo de Goiás inicia entregas dos alimentos do PAA Goiás 2023 em Formosa nesta quinta-feira, 19

Produtos serão distribuídos para instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), realizou o lançamento das entregas dos alimentos adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2023) na cidade de Formosa nesta quinta-feira (19/10). A ação faz parte do programa Goiás Social e contou com a presença de agricultores familiares, representantes das instituições sociais, beneficiários e autoridades.

Formosa teve o maior número de produtores selecionados para o PAA Goiás 2023, com 90 propostas deferidas e classificadas. Cerca de 458 toneladas de alimentos deverão ser entregues no município, e o investimento do Estado deverá se aproximar de R$ 1,3 milhão. Os alimentos foram entregues ao Lar São José e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que juntos assistem mais de 410 famílias.

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, enfatizou como o programa tem ajudado os produtores. “Quando a gente fala no PAA, a gente fala também em 116 municípios. A gente fala em comercialização do produto. O produtor rural considera que este é o melhor programa que existe, porque eles vão receber as caixas, além de ter a certeza da comercialização do seu produto, sem ter que ficar ali sem saber se vai vender ou não”, ressaltou.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirmou que o programa é uma oportunidade para erradicar a fome em Goiás, além de garantir a inclusão produtiva e o aumento da renda dos agricultores familiares goianos. “Os técnicos da Emater mobilizaram produtores rurais em todos os municípios do estado para que eles se cadastrassem no programa e possibilitar o início dessas entregas. Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado pela sensibilidade de ter estendido a mão a quem precisa. O PAA Goiás representa isso já que o programa está matando a fome de muita gente e gerando renda aos agricultores familiares”, destacou.

O secretário de agricultura, Pedro Leonardo Rezende, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do estabelecimento de políticas públicas que atendam pessoas vulneráveis socioeconomicamente. “Queria agradecer a primeira-dama pela condução dos programas sociais que tem permitido a estruturação de uma grande rede de proteção social voltada à população em situação de vulnerabilidade, seja ela domiciliada na zona urbana ou na zona rural. É importante que nosso esforço esteja direcionado a estabelecer políticas públicas de inclusão produtiva, como o PAA Estadual. Com isso, proporcionamos condições de crescimento e desenvolvimento para a agricultura familiar em Goiás”, afirma.

Representando os produtores rurais de Formosa que estão participando do programa, a produtora Isbeldia Melo, conta como o programa beneficia os agricultores. “Eu falo que o PAA significa dignidade, respeito e valorização, porque o grande problema do produtor hoje não é produzir, é a comercialização. Na hora de vender, enfrentamos vários entraves. Tem a distância, tem a questão das estradas e, na hora de comercializar, não somos valorizados. Muitas vezes, vendemos e não recebemos. Com o programa, temos uma venda garantida. Entregamos e sabemos que vamos receber. Isso favorece muito o produtor”, narra.

Além de Formosa, outros 115 municípios goianos estão recebendo as entregas dos alimentos, que começaram no início de outubro e estão previstas para acabarem no final do ano.

PAA Goiás 2023

Neste ano, por meio de Edital, o PAA Goiás selecionou em todo o estado de Goiás, 841 agricultores familiares em 116 municípios goianos. Por meio do Fundo Protege, serão investidos R$ 12 milhões no programa, fomentando o desenvolvimento da agricultura familiar goiana, contribuindo com a inclusão econômica e social no meio rural e na geração de renda para os agricultores familiares. Os alimentos adquiridos pelo programa estão sendo doados para instituições sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).