Governo de Goiás lança linha de crédito para pequenos produtores rurais

Para ter acesso, o produtor deve procurar uma unidade da Emater em seu município

Uma nova linha de crédito voltada para pequenos produtores rurais será lançada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), juntamente com suas jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento). Chamada de Produtor Empreendedor – Crédito Rural, a linha será anunciada durante o evento Juntos Pelo Agro, na próxima sexta-feira (06), no Parque de Exposições Agropecuárias de Porangatu, na região norte do estado.

A iniciativa tem o propósito de oferecer oportunidades mais justas de desenvolvimento, encorajando o empreendedorismo e fomentando novos negócios no campo. São três categorias de crédito, com taxas que vão de 0% a 0,5%, crédito de até R$ 50 mil, até 12 meses de carência e até 60 meses para pagar. O financiamento pode chegar a 100% do investimento, com até 20% de custeio associado. Para a liberação do recurso, podem ser exigidos garantia real, avalista, aval ou seguro.

O primeiro passo para que o tomador tenha acesso ao crédito é procurar uma unidade da Emater em seu município (a agência atua como correspondente bancária), munido dos documentos de identidade, CPF, de propriedade do imóvel, comprovante de residência e relatório de rendimento bruto dos últimos 12 meses da atividade rural e não rural. Caso seja necessário, a Emater irá elaborar projetos de acordo com as necessidades do produtor. Após trâmite interno, o crédito é liberado pela GoiásFomento.

Todos os detalhes e informações relevantes para os solicitantes do crédito estão disponíveis em uma cartilha elaborada pela administração estadual. Nela, o produtor encontra também os contatos e canais que podem prestar maiores esclarecimentos. O documento dispõem de dados sobre o Produtor Empreendedor – Crédito Rural, assim como outras linhas para agricultores familiares, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e demais opções disponíveis no Sistema Nacional de Crédito Rural.

Acesse a cartilha informativa aqui.

Saiu na mídia

Na edição do último final de semana do jornal O Popular, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, concedeu uma entrevista para a jornalista especializada em economia Lucia Ribeiro. Na matéria, o presidente explica que o intuito da nova linha de crédito é estimular o empreendedorismo individual, especialmente entre os pequenos produtores da agricultura familiar. “São linhas com juros subsidiados, que permitirão que os produtores tenham um incremento da renda na propriedade”, afirmou ao periódico.

A reportagem traz também todas as informações a respeito do lançamento da linha e da atuação da Emater para garantir o acesso ao crédito para os pequenos produtores. A matéria pode ser conferida na íntegra aqui.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com