Governo e Codevasf alinham ações de melhorias prioritárias para Goiás

Parceria deve contribuir para desenvolvimento agropecuário do Estado, especialmente com projetos de recuperação de barragens e irrigação

Por meio de ações de infraestrutura e segurança, o Governo de Goiás tem atuado para levar benefícios que contribuam com a geração de emprego e renda, além de melhoria na qualidade de vida de produtores rurais em todo o Estado. É o caso de projetos de engenharia de recuperação de barragens e instalação de Polo de Fruticultura Irrigada na região Nordeste do Estado, que estão entre os que podem ser desenvolvidos em função da parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na última quinta-feira, 20 de agosto, o titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, se reuniu com o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, em Brasília (DF), para alinhar o protocolo de ações prioritárias de atuação da Codevasf em Goiás.

Um dos pontos abordados foi o desenvolvimento do Vão do Paranã, localizado na divisa dos municípios de Formosa e São João d’Aliança, com a proposição da criação de em um novo polo de fruticultura irrigada. Outra questão foi a revitalização da Barragem do Rio Paranã, que engloba os municípios de Formosa, São João D’Aliança e Flores de Goiás. O propósito é promover a inserção de produtores rurais familiares no sistema produtivo de frutas, com aproveitamento da mão de obra familiar, melhoria das condições de vida e ascensão social.

Barragem do Paranã

A obra foi construída com o intuito de fomentar a produção agrícola irrigada na região, que é considerada a mais carente do Estado. Ao todo, a barragem conta com 1.650 metros de extensão de aterro e uma capacidade de armazenamento de 195 milhões de metros cúbicos de água. Anualmente, a estrutura atende 13 mil hectares com cultivo de arroz irrigado, o que representa mais de 80% da produção goiana. O sistema é composto, ainda, pela Barragem Porteira, que já foi construída e possui capacidade de armazenamento de 30 milhões de metros cúbicos.

Visão

O secretário Antônio Carlos entende que o desenvolvimento do Estado de Goiás só é possível se forem consideradas as particularidades de cada região. “Não podemos propor políticas públicas sem conhecer de perto os desafios que cada município está enfrentando. A valorização da produção regional é fundamental para que a renda e o desenvolvimento social sejam possíveis. Propor soluções conhecendo o dia a dia de cada canto do Estado é uma orientação do governador Ronaldo Caiado para todos os setores”, ressalta.

Reunião

Além do titular da Seapa e o diretor-presidente da Codevasf, participaram do encontro o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, o chefe de gabinete da Seapa, Renato de Sousa Faria, e o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado Arnaud Neto.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)