Interlocução com entidades federais e municípios deve ampliar recursos para agricultura familiar goiana

O Governo de Goiás, por meio de comitivas da Emater e Seapa, esteve em Brasília em busca de recursos e se reuniu com secretários municipais e membros de entidades representativas do entorno do DF para ouvir demandas da região

Nesta terça-feira (13), parte da equipe diretiva da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) cumpriu agenda em Brasília-DF, objetivando atrair recursos de investimento para a estrutura da Agência e ouvir as demandas dos municípios do entorno do Distrito Federal.

Durante a manhã, o presidente da Emater, Rafael Gouveia; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira; o diretor de Gestão Integrada, Danilo Costa; e o chefe de Gabinete da Agência, Edilson Alencar, visitaram a sede da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), entidade que integra e promove o intercâmbio das 28 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural espalhadas pelo Brasil, para alinhar as ações do órgão junto à Agência Goiana.

Ainda pela manhã e juntamente com a diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, a comitiva foi recebida por Marenilson Batista, diretor de Ater da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecológica, pasta ligada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Na reunião, realizada no Palácio do Desenvolvimento, na capital federal, foi discutida a liberação de recursos para investimentos em estrutura que visam melhorar o atendimento às demandas da agricultura familiar no estado de Goiás.

O presidente Rafael Gouveia explica que a iniciativa deve revolucionar a execução dos serviços da Agência em todo o Estado. “Com a disponibilização de recursos e sua correta aplicação em estrutura, conseguiremos ampliar ainda mais a atuação da Emater, alcançando mais produtores familiares com mais efetividade nas ações. E é esse, nosso objetivo: garantir que esse público se sinta amparado e conte com o apoio do Governo de Goiás na execução de suas atividades”, destacou.

Entorno do DF

Ainda durante a agenda em Brasília, a comitiva da Emater participou de reunião proposta pela titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury, e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. Juntamente com secretários de agricultura dos municípios do entorno do Distrito Federal e membros de entidades representativas da região, a equipe discutiu os rumos do agro goiano.

Durante a reunião, as autoridades presentes reforçaram a necessidade de divulgação de políticas públicas na região, dando ênfase, principalmente, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que será lançado na próxima sexta-feira (16). Maria Caroline Fleury abriu o momento para ouvir as demandas, com o objetivo de entender as necessidades locais.

Na ocasião, o secretário Pedro Leonardo apresentou todo o portfólio de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, via Seapa. A ideia é reforçar, junto aos municípios, a importância dos programas desenvolvidos e da atuação conjunta entre estado e municípios, de acordo com as demandas locais e particularidades de cada região. “Gostaria que apresentassem à Secretaria as demandas prioritárias dos municípios aqui do Entorno, considerando a realidade local dos produtores, para que possamos traçar estratégias de atendimento a essas necessidades”, afirma o secretário.

A secretária de agricultura de Formosa-GO,  aproveitou o momento para destacar o trabalho de excelência que a Agência tem realizado na cidade. “A Emater realiza um trabalho excelente em Formosa, principalmente com o programa Produzir Brasil, além de estar presente em cinco assentamentos oferecendo serviços de assistência técnica para cerca de três mil assentados. É uma instituição que realmente procura atender o agricultor familiar”, destacou Milena Machado.

Entre as principais dúvidas, foram levantadas demandas relacionadas a crédito rural e à efetivação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), órgão responsável pela garantia da segurança alimentar cujo principal objetivo é averiguar a qualidade sanitária dos alimentos produzidos.

Além de Michele Machado, participaram os secretários municipais Sérgio Mendes (Abadiânia), Alécio Maróstica (Cristalina), Edmar Bezerra (Cocalzinho de Goiás), João de Assis (Novo Gama), Josemar Barbosa (Padre Bernardo) e Everaldo Meireles (Luziânia). Também estiveram presentes João Luciano da Luz, presidente do PA Santa Felicidade, Janoro Souza de Lima, presidente da Associação AMF e Fernando Arantes, Engenheiro Agrônomo.