Nesta sexta-feira (17), Emater e Embrapa realizam 8º Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica

Evento é parte da série de atividades promovidas pela profícua parceria entre Embrapa e Emater (Fotos: Embrapa/Divulgação)

Visando à ampliação do conhecimento sobre Agroecologia e a adoção de sistemas agroecológicos de produção em Goiás, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade Arroz e Feijão promoverá o 8º Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica no dia 17 de fevereiro.

A ação será realizado na sede da Empresa, em Santo Antônio de Goiás, e apresentará tecnologias, produtos e práticas desenvolvidas pela Unidade e por parceiros a agricultores familiares, extensionistas, estudantes, professores e demais interessados no tema.

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) é parceira do evento, que foi criado há 20 anos e tem sido cenário para a produção de arroz, feijão, milho, mandioca e frutas do cerrado, entre outras espécies, sem a utilização de qualquer agrotóxico ou produto sintético.

Esse evento compõe uma série de atividades da profícua parceria entre a Embrapa e a Emater, que rende frutos por todo o estado de Goiás. Juntas, as duas instituições têm levado benefícios inúmeros aos agricultores goianos, apresentando tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, com a continuidade dos trabalhos conduzida pelas mãos dos técnicos da Emater.

Diversas ações já foram concluídas, como o Sistema Agroflorestal (SAF) somado a árvores frutíferas do Cerrado, e permanecem estruturadas em Caiapônia, Pirenópolis, Ipiranga de Goiás, Rianápolis e São Miguel do Passa Quatro, entre outros tantos municípios, demonstrando a eficácia do trabalho conjunto.

Programação

Entre as atividades que acontecerão durante o Dia de Campo, haverá uma apresentação na Estação “Avanços nas experiências com Sistemas Agroflorestais”, com Agostinho Didonet (Embrapa) e Leo Lince do Carmo (Emater). Além disso, a pesquisadora da Emater, Cristiane Rachel de Paiva, estará durante todo o evento passando informações técnicas sobre Plantas Bioativas, em stand ao lado do stand principal da Embrapa.

À tarde, ainda serão realizadas duas palestras no auditório da Embrapa Arroz e Feijão: “Produtor de água – proteção das nascentes, conservação do solo”, também com Leo Lince, e “Sistema Agroflorestal – geração de renda com preservação ambiental”, com os produtores Gilmar Pereira de Souza e Terezinha de Jesus Souza (veja a programação completa abaixo).

Agroecologia

A Agroecologia tem despertado o interesse da sociedade, provocando maior demanda pelos consumidores e, consequentemente, expansão da produção. A pesquisa científica é fundamental na busca de soluções sustentáveis, seja no campo ambiental, social ou econômico, para dar suporte a esse crescimento.

A cada ano, sempre no mês de fevereiro (à exceção de 2021 e 2022, em função da pandemia), o centro de pesquisa recebe público cada vez maior, reafirmando esse interesse da comunidade goiana sobre o tema. As parcerias são o principal motivo desse sucesso, pois a partilha dos conhecimentos e experiências é o que faz a ciência progredir.

Além da Emater, são entidades parceiras na ação: Associação de Produtores Orgânicos de Anápolis e Região (APROAR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Movimento Camponês Popular (MCP), Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (AGROBIO), Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), Prefeitura Municipal de São Miguel do Passa Quatro, Empresa Lobo Arrais, Associação dos Empregados da Embrapa (AEE-GO) e Sindicato dos Empregados de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF-GO).

Com informações da Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão