“O Agro é social”: Governo de Goiás entrega 32 tanques-rede e 15 mil alevinos em Minaçu

Presidente da Emater, Pedro Leonardo, durante entrega de tanques-rede em Minaçu

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a primeira-dama Gracinha Caiado fez a entrega de 32 tanques-rede e de 15 mil alevinos, que foram doados pelo Governo de Goiás a pequenos produtores de tilápia da Associação de Aquicultores do Parque Aquícola Conquista (AAQUIPAC), de Minaçu. A ação faz parte do “O Agro é Social”, programa lançado pelo GPS e coordenado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que visa atender famílias rurais em situação de vulnerabilidade social.

Na oportunidade, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, ressaltou a importância do trabalho de assistência técnica realizado pela Agência Estadual e agradeceu aos produtores rurais pela receptividade. Além da entrega dos recursos, a Emater irá oferecer cursos de capacitação para que os beneficiados possam utilizar as doações da melhor forma possível.

“Nosso desafio aqui hoje, além de fazer essa entrega, é juntamente com o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] acompanharmos todo o processo produtivo, desde a implementação dos sistemas de produção até a comercialização dos excedentes”, afirmou Rezende.

Em seu discurso, a primeira-dama lembrou  da proibição da exploração de amianto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – atividade que era a base da economia de Minaçu –,  levando a cidade a uma forte crise. Para auxiliar no processo de restabelecimento da economia local, Gracinha reforçou que o Estado dará o apoio necessário. “Não podemos cruzar os braços. Temos que trazer a oportunidade para que vocês possam trabalhar e fazer com que Minaçu seja referência em Goiás”, disse.

Primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou o potencial produtivo de Minaçu

Emocionado, o presidente da Associação, Jadir Mendonça, agradeceu o incentivo do Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a ampliação da piscicultura. “Nós iniciamos a atividade há três anos, e nossas famílias sabem o tanto que nos dedicamos a esta luta. Isso será, com certeza, bem investido e vai ter resultado rápido”, afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), presente na solenidade, salientou a importância do “O Agro é Social” para o desenvolvimento socioeconômico da região norte de Goiás. “As famílias beneficiadas passam a vislumbrar um futuro melhor, tendo acesso à capacitação técnica e recebendo insumos para iniciar o cultivo”, acrescentou.

Também participaram da cerimônia a diretora geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado; o prefeito de Minaçu, Zilmar Filho; e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Admilson Seabra.

O programa

Lançado pelo Governo de Goiás em novembro de 2019, em Planaltina de Goiás, “O Agro é Social” é executado por meio de uma parceria entre o GPS, Emater e Seapa. Na primeira etapa, foram distribuídas cerca de 30 toneladas de sementes de milho e feijão, cedidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para famílias assentadas da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

O objetivo principal do programa é cuidar de toda a cadeia produtiva de agricultores em condições de maior fragilidade material, auxiliando com capacitação, acompanhamento técnico, insumos, acesso a credito e regularização de documentos. A finalidade é fornecer ferramentas a essas famílias para que possam plantar, colher e gerir a produção de forma autônoma e independente, promovendo o incremento em suas rendas.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767