Pesquisa com pequi sem espinhos é destaque no Jornal Anhanguera; assista

Pequi sem espinhos deve ser disponibilizado para o mercado nos próximos anos

Desenvolvida pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a pesquisa com pequi sem espinhos foi um dos principais destaques no Jornal Anhanguera – 2º Edição, veiculado pela TV Anhanguera, na última sexta-feira (07). A equipe de reportagem visitou a Estação Experimental Nativas do Cerrado, em Goiânia, e entrevistou a pesquisadora da instituição e responsável pelo trabalho com o pequi, Elainy Botelho.

A história da variedade sem espinhos se iniciou há 16 anos, quando um agricultor de Cocalinho, município no Mato Grosso que faz divisa com Goiás, notou que um pé de sua plantação gerava aquele tipo de fruto, mas ele não conseguiu enraizá-lo para fazer mudas. O pequeno produtor procurou auxílio da Emater, que passou a realizar estudos de progênese para viabilizar a multiplicação dos pequis diferenciados.

Pesquisadora da Emater, Elainy Botelho

“Fomos lá na natureza, onde essa planta estava, fizemos um clone através da técnica de enxertia e essa planta foi multiplicada e está sendo estudada”, detalhou a especialista da Emater durante a entrevista.

Os estudos já estão em fase de conclusão e as mudas serão disponibilizadas no mercado depois de passarem pelo trâmite legal necessário.

Assista a reportagem completa AQUI.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com