Emater institui comitê responsável pela gestão da Rede de Inovação Rural (RIR)

Com a finalidade de estabelecer diretrizes para o aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Inovação Rural (RIR), o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, instituiu nesta segunda-feira (05) um comitê responsável pela administração do projeto. A reunião aconteceu na sede do órgão em Goiânia e contou com a presença de gestores nomeados como integrantes da comissão e a diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Segundo o coordenador do comitê, Julio Cesar de Moraes, um dos maiores desafios do grupo é intensificar a abordagem comportamental dos projetos entre os assistentes técnicos. Isso significa valorizar o aspecto humano nas atividades da RIR e não apenas executá-las a partir de um ponto de vista estritamente tecnológico. Para isso, os servidores presentes na reunião sugeriram realizar um trabalho de capacitação junto a todos os atores envolvidos.

Servidores da Emater são nomeados membros do Comitê Gestor da RIR – Imagem: Nivaldo Ferr

Durante o encontro, também foi determinado que as decisões do conselho sejam tomadas em concordância com a ATER. O diretor do departamento, Antelmo Teixeira Alves, ressaltou a importância de mostrar os resultados da metodologia implementada pela RIR, que abrange atualmente 45 unidades, promovendo o empoderamento do produtor rural. Para ele, é necessário identificar a eficiência das ações, atentando para os casos bem-sucedidos, e replicá-las.

Além disso, entre os objetivos do comitê estão o assessoramento das Unidades Regionais, a elaboração de um plano de trabalho anual, incluindo visitas e supervisões de acompanhamentos, e a formulação de um documento que registre o processo metodológico de forma objetiva.

Membros

Foram nomeados como membros do Comitê Gestor da Rede de Inovação Rural a coordenadora da RIR, Elen Maria Alves; o mestre em piscicultura e técnico da Emater, Francisco Cabral Neto; a tecnóloga em Gestão Ambiental, Isabela Silva Lima; a supervisora de Desenvolvimento Social, Janete Alves Soares; a pedagoga Joana D’arc de Godoy; o engenheiro agrônomo e extensionista do órgão, Robson Luís de Moraes; e Wesley Eloy da Silva.

Já para a coordenação do grupo, foi indicado Júlio César de Morais, supervisor de metodologia da Emater.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia