Presidente da Emater participa de homenagem aos 75 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural em Brasília

Solenidade foi realizada na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 4

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, participou nesta segunda-feira, 4, da sessão solene em homenagem ao Dia da Extensão Rural que celebra 75 anos em 2023. A ação foi uma iniciativa do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Extensão Rural, Zé Silva, e foi realizada no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para o presidente, o trabalho realizado pelo extensionistas da Emater em Goiás tem ajudado a fortalecer a agricultura familiar goiana. “Graças ao empenho dos nossos extensionistas, temos conseguido levar as políticas públicas ao encontro das famílias rurais e isso resulta em renda, qualidade de vida e no crescimento do agronegócio do estado e do país”, destaca Rafael Gouveia.

Em seu discurso, o presidente da Associação das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Natalino Souza, revela o orgulho de fazer parte do time de extensão rural no Brasil. “A extensão rural é um dos únicos serviços de apoio que chega nas comunidades mais distantes do país. E nós temos um desafio de incentivar os agricultores a ficar no rural não por exclusão, mas por opção. De permanecer no campo porque é importante para o país e porque é digno, de ajudar o produtor a não sofrer com tantos desequilíbrios sociais, econômicos e tecnológicos. E a extensão rural pode ser parte desta solução”, ressalta Natalino.

Durante a solenidade, o técnico em agropecuária da Emater Goiás, Daniel Pereira dos Santos, foi homenageado como extensionista destaque 2023. O servidor atua na Unidade Regional Planalto, em Águas Lindas de Goiás, e há 18 anos tem contribuído com o desenvolvimento da extensão rural em todo o estado de Goiás.

“Estou muito feliz de receber essa homenagem e honrado de representar todos os extensionistas de Goiás, principalmente, os meus colegas da Emater. Nossa missão é levar ao homem do campo qualidade de vida, novas formas de renda e contribuir para o aumento da sua produtividade e é isso tem feito a diferença na vida dos agricultores familiares goianos”, relata.

Participaram também da solenidade o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, e do chefe de gabinete, Edilson Alencar.

Dia Nacional do Extensionista Rural

No dia 6 de Dezembro é comemorado em todo o Brasil o Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural. A data foi instituída em 1948 pelo Governo Federal, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho essencial do agente que trabalha com o objetivo de desenvolver o setor rural. As atividades contínuas desses profissionais ajudam no fortalecimento agrícola, assim como celebra a relevância do setor para o país.

A extensão rural tem como objetivo garantir a qualidade da produção, gerando emprego, renda, melhora da qualidade de vida no campo e, consequentemente, implicando resultados positivos nas regiões de todo o país. Além disso, o extensionista está sempre próximo ao agricultor e a agricultura familiar, apoiando, socializando saberes, inovações tecnológicas e políticas públicas, para melhorar a qualidade do trabalho e abrir novas oportunidades de mercados para a comercialização dos produtos. Os extensionistas ainda fazem o trabalho de auxiliar os agricultores a terem uma produção sustentável sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais.