Presidente da Emater visita cursos do Agro é Social na zona rural de Cavalcante

Rafael Gouveia visitou a turma de Avicultura no assentamento Rio Bonito e a curso de Panificação na comunidade São Domingos

Em agenda na região nordeste do estado, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia visitou nesta quinta-feira, 21, turmas dos cursos do Agro é Social, que estão sendo realizados na zona rural do município de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.

Acompanhado do secretário de Agricultura do município, João Filho Souza Costa, do chefe de gabinete da Emater, Edilson Alencar, da chefe de comunicação, Elzenúbia Moreira, e da coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, a primeira parada do presidente foi o assentamento Rio Bonito, onde está sendo realizado o curso de Avicultura para 35 pessoas.

“Eu disse que em 2024 a gente ia avançar muito nas ações do Agro é Social pelo Estado, por isso estamos acelerando nessa edição. Em toda a região no Vale do Paranã, cerca de 1.500 alunos estão sendo capacitados”, afirmou Rafael Gouveia.

“Queremos agradecer o nosso governador Ronaldo Caiado, nossa primeira-dama Gracinha Caiado e a todos vocês pela visita. Para nós, assentados, está sendo maravilhoso ter a oportunidade de estar fazendo este curso que a Emater trouxe para nós”, destacou Cida, que é a líder do assentamento.

A comitiva da Emater esteve ainda na Comunidade São Domingos, onde a Emater está ministrando o curso de Panificação. Cerca de 30 moradoras estão aprendendo a preparar receitas de pães, quitandas, roscas e muito mais.

Os cursos fazem parte da 5ª edição do Agro é Social que vai promover 53 cursos em 20 municípios da região do Vale do Paranã. Além de Cavalcante, as cidades que receberão os cursos são Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Iaciara, Nova Roma, Posse, São João d’Aliança, Teresina de Goiás, Buritinópolis, Campos Belos, Damianópolis, Divinópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Mambaí, Monte Alegre, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia e Cabeceiras.

“Nossa missão é cuidar e garantir que todos os 7,2 milhões de goianos sejam assistidos pelas ações do Governo de Goiás”, finalizou o presidente.

Crédito Social
Para incentivar o empreendedorismo, os alunos que realizarem os cursos oferecidos pela Emater e estiverem dentro dos critérios, poderão receber o Crédito Social. “É um fomento do Governo de Goiás para iniciar um negócio na área que ela foi capacitada, no valor de até R$5 mil. Por exemplo, um aluno que fez o curso de piscicultura, pode receber o dinheiro para iniciar a atividade na sua propriedade”, anunciou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Por meio da capacitação e do Crédito Social, a Emater proporcionará condições técnicas e financeiras para que os participantes consigam empreender e aumentar a sua rentabilidade, melhorar sua qualidade de vida, além de fomentar a economia do município onde vivem.

Solenidade de encerramento

Com o objetivo de facilitar a mobilização dos alunos dos cursos realizados no Agro é Social, o encerramento da quinta edição será realizado em dois municípios, nos dias 2 e 3 de maio em Teresina de Goiás e Alvorada do Norte, respectivamente. 

Além da entrega dos cartões do Crédito Social e dos certificados para quem participou dos cursos, a programação prevê ainda a oferta de diversos serviços gratuitos à população como o Balcão de Empregos da Secretaria da Retomada, distribuição de mudas, diversão para as crinaças com a Secretaria do Esporte e Lazer e a tradicional com a Feira do Produtor.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias