Programa de Gestão por Resultados favorece suporte à agricultura familiar em Goiás

Ferramenta implantada na Emater garante planejamento, monitoramento e execução de ações junto ao produtor e resulta em melhoria na prestação de serviços em todo o estado

Como forma de garantir o cumprimento de metas institucionais anuais, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) implementou, a partir de 2019, o programa de Gestão por Resultados (GPR), que reconhece o trabalho dos técnicos que mais se destacaram em cada uma das 12 regiões administrativas da Agência espalhadas em todo Estado de Goiás. Por meio da concorrência positiva, a GPR tem proporcionado a desburocratização do serviço prestado e o aumento da eficiência dos processos finalísticos em cada município goiano. Considerando os indicadores objetivos, os extensionistas mais produtivos (confira lista abaixo) recebem uma gratificação de R$ 1.200,00 durante quatro meses, quando é feita nova avaliação periódica do ranking.

A GPR é uma ferramenta de gestão das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que permite a avaliação do alcance dos resultados da Emater, mediante a atribuição de metas anuais aos servidores. Além disso, o GPR facilita a identificação de distorções de forma rápida, contribuindo para que sejam feitas as intervenções e tomadas medidas corretivas em cada caso. “É uma forma de interpretar, de maneira transparente e por meio de métricas objetivas e parametrizadas, quais as limitações e dificuldades que podem prejudicar o alcance dos resultados institucionais, direcionando o trabalho do técnico as ações prioritárias estabelecidas no planejamento anual”, explica o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

Ainda de acordo com o presidente, o programa visa “reconhecer o trabalho dos técnicos mais produtivos, aqueles que têm uma entrega além do que já é previsto com base na sua remuneração. Além disso, visa tomar as medidas necessárias com relação aos servidores que não tem conseguido atingir as metas individuais pré-estabelecida para possibilitar uma melhor prestação de serviço. Com a GPR, conseguimos corrigir rotas para desburocratizar os serviços prestados à sociedade por meio do acompanhamento individual das entregas de cada técnico”.

Técnicos de campo mais produtivos do 3º quadrimestre

Na GPR, são gratificados os técnicos efetivos com maior pontuação em produtividade de cada uma das 12 Unidades Regionais da Emater. No 3º quadrimestre de 2022, os servidores que apresentaram maior pontuação e foram contemplados são: Wellington José de Souza (Regional Caiapó), Maria Luiza Silva Pereira (Regional Rio dos Bois), Roberto Moreira Carvalhaes (Regional Rio Paranaíba), Joaquim Roberto Lino Teixeira (Regional Rio Vermelho), Divino Rezende Nunes (Regional Serra da Mesa), Marcos César Freire (Regional Sudoeste), Elder Rodrigues Moreira (Regional Sul) e José Uilson Moreira (Regional Vale do São Patrício).

Zilene do Nascimento Araújo, da Regional Planalto; Marcelo Naves Cocota, da Regional Estrada de Ferro; Dulce Pereira Primo, da Regional Rio das Antas; e Milton Ferreira dos Santos, da Regional Vale do Paranã, foram os mais bem avaliados de suas unidades pela primeira vez neste ano. “Desde que implantamos a GPR, os servidores têm se esforçado para superar não só os colegas, mas a si mesmos, e essa concorrência saudável tem trazido benefícios para os produtores rurais goianos que precisam do apoio do serviço público de Ater”, comenta o presidente Pedro Leonardo Rezende.

Como funciona a pontuação

Durante a elaboração do planejamento anual da Emater, são definidos os programas e atividades prioritárias que recebem pontuações de acordo com seu nível de complexidade e prioridade para a gestão. Cada coordenador regional fica responsável por delegar e acompanhar periodicamente, por meio do Sistema de Acompanhamento Técnico da Emater (Sistec), o andamento das atividades distribuídas aos técnicos bem como o cumprimento das metas pré-estabelecidas a cada quadrimestre.

Os servidores que mais contribuem, ou seja, que apresentam maior pontuação a cada avaliação quadrimestral, recebem uma gratificação financeira como forma de reconhecer e também incentivar o trabalho. Desse modo, aqueles que se classificam como primeiros colocados de cada umas das 12 Unidades Regionais da Agência Goiana, considerando a pontuação registrada no Sistec dentro de cada quadrimestre, são beneficiados por meio de Funções Comissionadas (FCs) que têm validade pelos próximos quatro meses, até a conclusão do próximo ciclo avaliativo, que irá redistribuir as gratificações de acordo com a nova avaliação.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322