Programa lançado pelo Governo de Goiás levará tecnologia de melhoramento genético para propriedades rurais em São Luís de Montes Belos

Emater irá participar do projeto, que difundirá tecnologia de transferência de embriões para pequenos produtores rurais

Representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniram, na última semana, com a coordenação do ‘Programa de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em propriedades rurais do APL Lácteo da Região de São Luís de Montes Belos – Produção e Transferência e Embriões”. O objetivo do encontro foi conhecer os detalhes do projeto, que contará com a participação da agência estadual.

A iniciativa, lançada pelo Governo de Goiás no dia 29 de novembro, é liderada pelo Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus São Luís de Montes Belos. A proposta é produzir e transferir embriões e promover a multiplicação de material genético de bovinos leiteiros, contribuindo com o melhoramento genético no Arranjo Produtivo Local (APL) Lácteo do município em questão.

“Com essa reunião, demos início à negociação de um termo de cooperação com a UEG para, juntos, levarmos essa tecnologia de melhoramento genético para pequenos produtores assistidos por nós”, explicou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira. De acordo com ele, a instituição irá integrar o programa atuando no processo de seleção e acompanhamento dos produtores.

Com duração de três anos, o projeto irá promover o intercâmbio entre instituições de pesquisa, ensino e extensão, viabilizando o desenvolvimento de estudos inovadores. A ação não se restringe à região de São Luís de Montes Belos e busca atender também a demanda de assessoria técnica em propriedades rurais do estado para a implantação de biotecnologias reprodutivas em transferência de embriões.

Imagem: Divulgação/Emater

Segundo o professor Klayto José Gonçalves dos Santos, coordenador do Biotec e do programa, as atividades capacitarão ainda futuros profissionais da área, que participarão de cursos para classificação de oócitos e embriões, seleção e preparos de receptoras, ultrassonografia reprodutiva e transferência de embriões. “Esperamos que esse projeto contribua significativamente com a pecuária regional do APL lácteo do oeste goiano, aumentando a renda dos produtores rurais”, explica.

Juntos com o diretor da Emater e o professor da UEG, estiveram presentes no encontro a coordenadora da Regional Caiapó Daniella Garcia, o coordenador da Regional Rio dos Bois Claudionor Severino, a coordenadora da Regional Rio Vermelho Esmeralda Araújo, o presidente do APL Lácteo Walmir Costa, o extensionista de Firminópolis Alexandre Domingues e o extensionista de São Luís de Montes Belos Kleber Willian.

O Programa de Melhoramento Genético é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e conta com o apoio de vários parceiros, além da Emater: Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itego), Fundação de Desenvolvimento Tecnopoles (Funtec), cooperativas e prefeituras.

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767