Projeto da Emater entra no currículo de escola de Gameleira de Goiás

Ação visa despertar conscientização ambiental e conhecimentos sobre o tema entre os estudantes

Na última segunda-feira (10), a Escola Municipal Benedito Lôbo, do município de Gameleira de Goiás, recebeu a extensionista da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Cecília Guadalupe, que ministrou a palestra “Os impactos da poluição na população gameleirense”, para turmas do 7º ano. A apresentação faz parte do projeto de mesmo nome que é uma parceria entre a Emater, a Prefeitura de Gameleira e a Secretaria de Meio Ambiente do município.

O projeto nasceu em 2022, com o objetivo de alinhar os conhecimentos sobre a educação ambiental junto às escolas da região, com conteúdos voltados para estudantes do ensino fundamental. “A poluição impacta de forma direta e indireta todo o meio ambiente e, consequentemente, a vida humana. Nós queremos, então, plantar a semente da responsabilidade individual em todos os envolvidos no projeto, criando novas paisagens e resgatando a consciência coletiva do real sentido da sustentabilidade do nosso planeta”, explica Cecília.

A extensionista destaca ainda a necessidade de despertar, na comunidade escolar, a importância das inter-relações entre os elementos que compõem o Meio Ambiente, reconhecer os elementos prejudiciais à natureza que causam poluição e refletir sobre as atitudes cotidianas sobre o uso racional da água, do ar, do solo e do som.

Com o sucesso da ação, a direção da Escola Municipal Benedito Lobo fez o convite à Emater para desenvolver o projeto na escola, adicionando a ação ao currículo escolar da instituição. “Os alunos amaram a palestra, que aconteceu de forma bem dinâmica, mostrando que a preservação dos sistemas proporciona uma interação harmônica com o conhecimento, enquanto instrumento educativo e de transformação”, conta a coordenadora da escola, Maria Filomena Caetano Sousa.