Rádio Emater traz novidades sobre o queijo cabacinha

Você conhece o queijo cabacinha? Desde janeiro de 2021, ele é reconhecido como Patrimônio Cultural de Goiás, de acordo com a sanção da Lei nº 20.963.

A engenheira agrônoma da Emater, Márcia Maria de Paula, atua em Mineiros e sabe tudo sobre o queijo. Ela foi convidada a falar um pouco sobre a muçarela no podcast Rádio Emater. A técnica conversou com a jornalista Fernanda Garcia sobre essa produção e o trabalho para obtenção do selo de Identificação Geográfica (IG).

O cabacinha é um dos queijos com maior destaque em Goiás, sendo produzido por mais de 500 agricultores familiares. Isso porque a muçarela de origem italiana virou tradição e faz parte da cultura de diversos municípios do Sudoeste goiano, como Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural é um importante passo para a obtenção do selo de Identificação Geográfica (IG), conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a produtos ou serviços que carregam características únicas graças a seu local de origem. Esse trabalho de IG já vem sendo realizado há mais de 10 anos, estando em sua reta final.

Para saber tudo sobre o queijo cabacinha e entender um pouco mais sobre o trabalho de Indicação Geográfica, ouça a edição #7 o podcast da Emater.

Para ouvir, basta acessar a página na plataforma do Spotify.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias