Representantes da Emater e Sebrae do Acre visitam Goiás para conhecer assistência técnica, extensionismo e pesquisa rural desenvolvidos no Estado

Lideranças da instituição conferiram de perto as instalações da nova sede da Emater goiana, conheceram o aplicativo Emater MOBI e estiveram em propriedades que são case de sucesso assistidas pela agência. “Iremos levar muitas novidades para os nossos agricultores do Estado do Acre”, afirmou presidente da Emater-AC | Imagens: Divulgação/Emater

A sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia, recebeu nesta semana representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater-AC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC) do mesmo Estado. A comitiva desembarcou em solo goiano para conhecer os programas e soluções voltados para o setor agropecuário desenvolvidos em Goiás.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, recepcionou o grupo acreano e apresentou a instituição. Segundo ele, a principal missão da entidade é atender os agricultores familiares goianos, promovendo a inclusão produtiva, elevação de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias rurais.

Para a liderança, as organizações públicas de assistência técnica e extensão rural de todo o País enfrentam um problema em comum: o quadro reduzido de técnicos em campo. “Diante deste cenário, temos buscado ferramentas de forma a otimizar o trabalho e a capacidade operativa para atender o nosso público prioritário”, pontuou. 

A Emater goiana vem se destacando pelos programas e metodologias aplicadas para aprimorar a cada dia o atendimento ao segmento rural familiar. Entre as ações que foram apresentadas no encontro está a Gestão Por Resultados (GPR), modelo de gestão que busca melhorar a eficiência operacional. A metodologia já vem sendo aplicada pelas equipes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em campo e nos escritórios.

“O objetivo da instituição pública é levar desenvolvimento rural sustentável aos nossos clientes”, enfatizou o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira. Ele destacou a atuação sinérgica do Governo de Goiás, cujo esforço coordenado faz com que os órgãos públicos estaduais operem de maneira complementar. “Levamos aquela família rural até determinado ponto e a partir dali outra instituição conduz”, explicou.

Conferindo de perto

Os visitantes fizeram uma excursão completa para conhecer todas as instalações do Complexo de Inovação Rural, estrutura que abriga a sede administrativa da Emater, Complexo de Laboratórios, Centro de Treinamento e Capacitação e Estação Experimental Nativas do Cerrado. O local tem sido visto como referência nacional de infraestrutura destinada ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para a agricultura familiar.

A comitiva passou pelos laboratórios onde são estudadas diversas variedades de pequi, inclusive a sem espinhos, e investigada também a praga que está atacando pequizeiros em Goiás e Minas Gerais. As lideranças do Acre estiveram ainda no laboratório em que é executada a pesquisa com cultura de tecidos, cujo propósito é disponibilizar ao produtor rural plantas geneticamente melhoradas, livres de pragas e doenças.

O complexo conta também com o Horto Medicinal de Plantas Bioativas, para fabricação de mudas e pesquisa com espécies medicinais, condimentares e aromáticas. Os convidados conheceram também a Agroindústria Escola, local de capacitação em produção industrial e fomento do empreendedorismo rural, com cursos em áreas como panificação, laticínios e fabricação de polpas de frutas.

Emater goiana desenvolve pesquisa de seleção e clonagem de pequis, inclusive a variedade sem espinhos. Instituição abriga maior banco de germoplasma do fruto no mundo

Emater MOBI

Um dos carros-chefes da instituição, o Emater MOBI é uma plataforma de atendimento remoto, que coloca o produtor rural diretamente em contato com o profissional responsável pela assistência técnica. A ferramenta já foi compartilhada para outras entidades de extensão rural, como o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), e para os Estados integrantes do Consórcio Brasil Central (BrC).

Para verificar em campo como o aplicativo funciona, a comitiva foi até uma propriedade assistida pela Emater no município de Anápolis. A servidora técnica Luciana Christina Alves foi responsável por demonstrar as funcionalidades do software desenvolvido pela Gerência de Tecnologia e Informação. Além do atendimento remoto, o Emater MOBI oferece serviços informativos, como a disponibilização de todas as notícias publicadas no site do órgão e a Rádio Emater.

“Esta visita tem um significado muito importante para a Emater do Acre. Viemos para ver o sistema Mobi digital que eles estão utilizando e nós pretendemos levar para implantarmos lá”, revelou o presidente da Emater-AC, Rynaldo Lúcio dos Santos. “É uma importante troca de tecnologias, informações e aprendizados. Iremos levar muitas novidades para os nossos agricultores do Estado do Acre”, acrescentou.

Demonstração do Emater MOBI, aplicativo de atendimento remoto ao produtor rural que vem se tornando referência para as instituições de assistência técnica do País

Jornada em campo

A visita não seria completa sem a vivência em campo. Para encerrar a programação, o grupo esteve em mais uma propriedade acompanhada pela Emater. Em Itauçu, o zootecnista Fernando Coelho apresentou o projeto Bovinocultura Sustentável, iniciativa que tem o intuito de promover o aumento da produção de leite nas fazendas com a aplicação de técnicas específicas de manejo de pastagens, como o pastejo rotacionado e a fertirrigação.

Já em Quirinópolis, a última parada foi em uma propriedade que se tornou modelo em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), método que consiste na incorporação de diferentes sistemas produtivos – agrícolas, pecuários e florestais – dentro de uma mesma área, coexistindo de modo que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Durante o último dia de intercâmbio, o diretor técnico da Emater-AC, Wally Stanley Araújo de Oliveira, aproveitou para fazer um balanço sobre a viagem. “O principal objetivo da nossa visita foi aprender sobre Ater de resultados que a Emater Goiás vem trabalhando e o sistema de monitoramento digital que eles utilizam, uma ferramenta de gestão e planejamento que nós queremos implantar na Emater Acre e poder dar um salto na Ater de nosso Estado”, finalizou.

Visitantes da Emater Acre conhecem propriedades assistidas pela Emater que são case de sucesso em pastejo rotacionado irrigado e ILPF

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias