Secretaria de Agricultura, por meio da Emater, entregará sementes de milho e feijão a produtores rurais

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), irá realizar, nos próximos dias, a entrega de sementes e kits de apicultura. A ação é realizada pelo Governo de Goiás e será direcionada para produtores das regiões Norte e Nordeste do estado e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Os itens já estão disponíveis nas unidades locais da Emater nas regiões mencionadas. Os produtores interessados devem procurar o escritório mais próximo para recolher as sementes, obedecendo aos critérios estabelecidos.

As sementes foram adquiridas por meio da parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No total, serão 15 mil quilos de sementes de milho e 14.220 quilos de sementes de feijão destinados a produtores de 30 municípios cadastrados no Programa e com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP) ativa.

Também serão entregues, a partir do início de novembro, 0 kits de apicultura, adquiridos em parceria com o então Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) – atualmente integrado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O kit é composto por 70 colmeias completas, com ninho, melgueira, tampa, fundo, quadros de ninho e de melgueira, e cera alveolada em placas. Serão beneficiados produtores dos municípios de Alvorada de Goiás, Flores de Goiás e Simolândia, que compõem a Ride; e os municípios de Buritinópolis, Sítio D’Abadia, Damianópolis, Posse, Divinópolis, Guarani de Goiás e São Domingos, situados no Vale do Paranã (Região Nordeste do Estado).

As ações vão ao encontro da orientação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebrou, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, que neste ano traz como tema a questão das dietas saudáveis para a erradicação da fome. O Governo de Goiás tem investido, na atual gestão, em ações que incentivem produtores, agricultores familiares e cooperativas a desenvolverem suas produções de forma segura, tanto do ponto de vista social, quanto ambiental.

Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

______
Comunicação Setorial – Emater