Vocação local norteia agenda de cursos da Emater no interior goiano

Nesta semana, Luziânia e Valparaíso de Goiás receberam curso de bolo caseiro

Com o objetivo de incrementar a renda de famílias de regiões rurais do estado de Goiás, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária leva aos municípios cursos profissionalizantes pensados e estruturados conforme o perfil e a necessidade de cada local. Um deles é o Curso de Bolo Caseiro, realizado nesta semana em Luziânia (15) e em Valparaíso de Goiás (17).

Do preparo, partindo do cuidado com os alimentos, passando pela feitura e seguindo até a distribuição e comercialização dos produtos, o curso oferecido pela Emater contempla todas as etapas que envolvem a produção. E em cada região o curso é direcionado à vocação local. Enquanto Valparaíso procura uma alternativa de renda para as famílias do campo, Luziânia tem o foco no turismo.

A atividade contribuiu para os grupos discutirem sobre a formação do preço, conservação do bolo e como comercializá-los, melhorando e aumentando a renda pela produção de bolos. Além disso a atividade desenvolveu mais de 20 receitas de bolos com as 23 participantes dos dois municípios. Os cursos foram organizados e ministrados pela assistente de Desenvolvimento Rural da Emater, Maria Aparecida Pereira.

Desenvolvimento

A região do Entorno do Distrito Federal tem se desenvolvido como uma região bastante promissora tanto pelo turismo, como pela economia local. O desenvolvimento econômico da região reflete no bem-estar da população rural, e por meio de cursos como este é possível aumentar a renda de muitas famílias. De acordo com Maria Aparecida, “a importância desses cursos é fomentar o campo de conhecimento dos produtores rurais que têm interesse em criar aprendizado para desenvolverem produtos para o mercado consumidor e contribuindo economicamente para o progresso da região”.

Em Luziânia o curso que levou conhecimento de empreendedorismo, passando informações de como abrir seus próprios negócios, foi realizado na Fazendinha JK, museu que reúne grande acervo do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Lá, a Emater vai contribuir para a venda de novos e sabores típicos de bolos para os turistas durante o feriadão da Semana Santa, época em que o turismo aumenta significativamente.

De acordo com a participante Rosana Gil de Queiroz “o aprendizado enriqueceu o café da manhã para os visitantes da fazenda, criando algo para além da atração cultural, oferecendo aos turistas um produto de qualidade que agrade o paladar dos visitantes”. Rosana relata que, além disso, as participantes do curso já estão recebendo encomendas de bolo para serem entregues no município de Luziânia.

A aceitação do curso foi excelente em ambos os municípios e contribuiu de maneira direta para o empoderamento das participantes diante do mercado consumidor de bolo. Maria Aparecida ressalta que o curso foi um sucesso, por meio dele é possível aumentar o conhecimento das participantes na comercialização e o incremento de uma alimentação diferente dentro da rotina das famílias.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814
comunicacao.ematergo@gmail.com